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Professor

Me. Henrique Lacerda Nieddermeyer

Formação de Preços de Venda - II

Audiobook

Caro aluno, é muito comum um empreendedor da área gastronômica abrir o seu restaurante e ter dúvidas com relação ao estabelecimento do preço de venda.  Afinal, os pratos elaborados estão competitivos? Estão muito acima do preço da concorrência? Será que os preços praticados geram lucro ou prejuízo?

A definição dos preços do cardápio de forma estratégica é essencial e determinante para que o negócio prospere e tenha lucro e, por essa razão, é importante que conheçamos a definição de markup:

O markup exprime quanto o preço de venda de um determinado produto ou de determinados serviços está acima do custo de produção. Dentro desse percentual, encontram-se as despesas variáveis, os impostos sobre as vendas e o lucro (BIAGIO, 2012, p. 38).

De acordo com o Portal Sbcoaching (2021), o markup é um dos métodos mais utilizados pelas empresas para determinar os preços de seus produtos. A tradução mais comum de markup é “taxa de marcação”, um termo que indica quanto do preço do produto está acima de seu custo de produção e distribuição.

Assim, o markup pode ser definido como um índice aplicado sobre o custo unitário de produtos e serviços para definição do preço de venda, que garante a obtenção da margem de lucro desejada. A popularidade do método se deve à sua facilidade de implantação na política de preços que, muitas vezes, é um desafio para os gestores.

Para simplificar nosso entendimento acerca do cálculo do markup, observe atentamente a Tabela 1 a seguir e considere que o markup é a soma dos percentuais relativa às despesas variáveis aplicadas sobre o preço de venda, e não sobre o custo. O markup se baseia em aplicar um percentual sobre um valor que ainda não conhecemos, ou seja, o preço de venda. É aconselhável sempre que desenvolvamos três cálculos de markup, como lucro líquido distinto, abrangendo preço de venda alto, médio e baixo.

Para que você melhor compreenda a questão do markup e das despesas variáveis e como isso influencia o preço de venda, considere que sua empresa está enquadrada no regime tributário do Lucro Presumido e possui um faturamento anual de R$ 230.000,00, pagando em média 5% de comissão sobre as vendas e gastando em média 2% de frete sobre as vendas.

O cliente solicitou que os valores fossem faturados em 30 dias da data da entrega do serviço e o mercado está cobrando cerca de 3% ao mês de despesas financeiras. O valor do IPI é de 10% para o seu produto, mas esse imposto não entra no preço de venda, pois é destacado à parte na nota fiscal. Isso não se aplica ao ICMS, que, apesar de destacado na nota fiscal, deve, obrigatoriamente, ser incorporado no preço de venda do produto. Para efeito desse exemplo, vamos adotá-lo em 18% (BIAGIO, 2012).

Tabela 1 – Exemplo de cálculo de Markup

Despesas variáveis + lucro Alíquotas e percentuais
Lucro Líquido 10% Lucro Líquido 20% Lucro Líquido 30%
Comissão para vendedores 5% 5% 5%
Juros para vendas a prazo 3% 3% 3%
PIS/Cofins/CSLL/IRPJ (Fat anual >R$ 120.000.000,00) 11,33% 11,33% 11,33%
Fretes 2% 2% 2%
Lucro Líquido 10% 20% 30%
ICMS 18% 18% 18%
Markup 49,33% 59,33% 69,33%

Fonte: Biagio (2012, p. 42).

Para calcular o preço de venda dos produtos, basta aplicar a fórmula:

Fórmula para cálculo do preço de venda
Preço de venda = custo total / (1 – markup)

Prezado acadêmico, com a correta aplicação do markup, o gestor garante que o preço de venda será suficiente para cobrir os custos de produção e gerar lucro, sem ameaçar a competitividade do produto ou serviço no mercado. Baixar preços meramente para atrair clientes pode ter consequências desastrosas!

Como calcular o Markup

De acordo com o Portal Sbcoaching (2021), para que possamos calcular o markup, é necessário somar uma margem fixa ao custo unitário dos produtos ou serviços. Antes de estabelecer o preço com base no custo, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Identificar o percentual das despesas variáveis de cada produto vendido.
  2. Identificar o percentual das despesas fixas relacionadas a cada unidade.
  3. Definir o percentual de lucro para cada unidade de produto ou serviço.

É muito importante que os percentuais sejam baseados no histórico da empresa, e não meramente em tendências do setor. Desta forma, vamos considerar os seguintes elementos:

  • Utilizar a base percentual 100 para preço unitário total de venda
  • Utilizar DV para despesas variáveis
  • Utilizar DF para despesas fixas
  • Utilizar LP para margem de lucro desejada.

A partir desses critérios, temos a fórmula:

100/[100-(DV+DF+LP]

Para exemplificar, o Portal Sbcoaching (2021) nos apresenta um exemplo bem didático. Vamos supor que um produto custe R$ 60,00 para ser produzido e que o gestor tenha encontrado os seguintes índices:

DV = 12%, DF = 15% e LP = 16%

Aplicando a fórmula:

  • Markup = 100/[100-(12+15+16)]
  • Markup = 1,754

Por fim, basta multiplicar o markup de 1,754 pelo custo unitário de R$ 60, obtendo o preço final de venda de R$ 105,24. Agora, o cálculo parece menos complicado, não é mesmo? Experimente fazer as contas utilizando agora um produto da sua empresa, para ter certeza de que captou corretamente a fórmula e a aplicação do markup e que, não terá prejuízo futuro na composição de um prato para o seu restaurante.

Qual a diferença entre Markup e Margem de Lucro?

Fique atento às diferenças fundamentais entre markup e margem de lucro, embora muitas pessoas ainda confundam os dois termos. O markup é a porcentagem do preço de custo que você acrescenta para obter o preço de venda, enquanto a margem é a porcentagem do preço de venda final que corresponde ao lucro.

Desse modo, percebemos que o markup está associado ao custo, enquanto a margem está associada ao preço. Vamos retomar o produto do exemplo anterior para compreender melhor. Como mencionamos, seu custo de produção é de R$ 60,00 e o preço final de venda foi calculado a partir do markup, totalizando R$ 105,24.

O markup dele é de 57% (soma das porcentagens de custos e margem), enquanto o lucro final é de 43%, conforme o cálculo de margem de lucro. Dessa forma, percebemos a diferença entre os dois conceitos, que devem ser dominados pelos gestores experientes (PORTAL SBCOACHING, 2021).

Fonte: Freepik.

Exemplo do cálculo do markup em uma padaria

O Portal Sbcoaching (2021) nos apresenta um exemplo bastante interessante. O dono de uma padaria quer precificar os novos pães integrais que incluiu na produção. Para isso, ele calcula as despesas variáveis com o uso de ingredientes, como farinha e fermento, define sua margem de lucro e inclui as despesas fixas, como aluguel e salários dos funcionários, além do ICMS.

Por fim, se depara com os resultados:

  • ICMS: 7%
  • Despesas fixas: 10%
  • Despesas variáveis: 8%
  • Margem de lucro desejado: 13%

Com um total de 38%, ele pode prosseguir para o cálculo do markup multiplicador:

  • 100% – 38% = 62%
  • 100% / 52% = 1,612

Com o markup calculado, o dono do estabelecimento só precisa considerar o custo de produção unitário de R$ 0,50 para chegar ao preço de R$ 0,80 em média pela unidade de pãozinho (PORTAL SBCOACHING, 2021).

Em tempos de busca acirrada pela obtenção de vantagem competitiva, muitas vezes o gestor não se atém à definição real dos seus custos e, consequentemente, da definição de um correto markup. Em negócios não podemos nos dar ao luxo de “pagarmos para trabalhar”! Isso mesmo! O gestor inexperiente ou incompetente acaba pagando para trabalhar quando não define corretamente seus custos ou não define o seu markup!

Desta forma, espero que você extraia o máximo de informações desta unidade e que possa fazer a diferença!

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Nesta aula estudamos:

  • Como calcular o Markup
  • Qual a diferença entre Markup e Margem de Lucro?
  • Exemplo do cálculo do markup em uma padaria

Para complementar seus estudos, assista à videoaula a seguir:

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Parabéns! Aula Concluída.

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