Professora

ME. Daniel Sá Freire Lamarca

Tecnologia e Administração

Audiobook

Nesta aula, vamos discorrer sobre Tecnologia e Administração. Serão abordados diversos tópicos sobre o assunto, sendo eles: Conceito sobre sistema e os principais elementos que o compõem, Elementos importantes em tomadas de decisão, Teoria da Informação, Conceito de Informática, Consequência da Informática na Administração, Conceito de Homem Digital e as Críticas sobre Tecnologia e Administração.

Em linhas gerais, o termo “tecnologia” possui como significado “estudo de técnicas”. Tais técnicas podem ser empregadas em diferentes áreas da ciência. A tecnologia, principalmente desde a Primeira Revolução Industrial, a qual ocorreu entre os anos de 1760 e 1860, modificou consideravelmente a sociedade e as organizações. A partir deste período, houve um desdobramento de evoluções tecnológicas que modificaram constantemente os modos de produção de bens e serviços na sociedade, bem como interações entre as pessoas.

Nos últimos anos, destaca-se a grande evolução ocorrida no âmbito da Tecnologia da Informação e Comunicação, conhecida também como TIC. A invenção do telefone e posteriormente da televisão, celular e computador, entre outras, impactou fortemente a gestão das organizações.

No contexto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), estão presentes os Sistemas de Informação. Primeiramente, é importante entender o conceito de sistema. Conforme aponta Chiavenato (2014, p. 407):

Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre entradas (informação, energia ou matéria) e fornecendo saídas (informação, energia ou matéria).

A seguir, de acordo com Chiavenato (2014), são descritos brevemente os principais conceitos que constituem um sistema: entrada, caixa negra, saída, retroação e homeostasia.

  • Entrada (Input): refere-se aos elementos que são necessários para o sistema poder operar. Em outras palavras, é tudo aquilo que o sistema recebe ou importa do que está no seu exterior;
  • Processamento (Caixa Negra): refere-se à etapa em que não é possível ser visualizada, sendo o local que está o processamento dos elementos que entraram no sistema. Também é responsável por aquilo que é expelido do sistema, ou seja, a saída;
  • Saída (Output): refere-se aos elementos que saem do sistema. Em outros termos, é tudo aquilo que é resultado do processamento do sistema;
  • Retroação (Feedback): refere-se ao processo em que uma parte dos elementos de saída volta para a entrada com o objetivo de modificá-la de algum modo, geralmente no sentido de otimizar ou melhorar a eficiência do sistema;
  • Homeostasia: refere-se ao equilíbrio que é dado pela autorregulação do sistema. Em outras palavras, trata-se do quão capaz o sistema é para manter as variáveis dentro de parâmetros aceitáveis que não extrapolem os limites da normalidade.

A seguir, na Figura 9, veja um fluxograma com as etapas que compõem um sistema.

Figura 9 – Representação de um sistema | Fonte: Adaptado de Chiavenato (2014).

Em outra vertente, agora não descrevendo o sistema, mas a informação, tem-se a informação como de grande importância em um processo de tomada de decisão. No ambiente da organização, quanto mais informações o gestor possui acerca das variáveis que estão ao seu redor, maior será a probabilidade de ele tomar decisões assertivas. Nesse contexto, é importante que se tenha conhecimento de conceitos que estão ligados a estes processos:

  • Dado: remete aos valores, que podem ser numéricos ou não, de uma determinada pessoa, evento ou ocorrência. Exemplo: nome, idade, sexo, preço, volume, tamanho, etc.
  • Informação: é um conglomerado de dados de maneira organizada. Exemplo: “30% dos pacientes do hospital eram do sexo masculino”.
  • Comunicação: é o processo de envio da informação de um “ponto” para outro “ponto”. Dito de outra forma, “Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas uma determinada informação” (CHIAVENATO, 2014, p. 413).

Teoria da Informação

Ainda na linha explicativa acerca da informação, tem-se a Teoria da Informação, que, por sua vez, surgiu em 1949 na área de telegrafia e telefonia. No âmbito dessa teoria, é descrito o sistema de comunicação, que, conforme Chiavenato (2014), é composto por seis componentes:

Fonte

Refere-se ao emissor ou fornecedor da mensagem do sistema e pode ser uma pessoa ou processo;

Transmissor

Refere-se ao equipamento que transmite a mensagem para o canal, este codifica a mensagem enviada;

Canal

Refere-se ao equipamento ou espaço presente entre o transmissor e o receptor;

Receptor

Refere-se ao equipamento que recebe a mensagem do canal, este decodifica a mensagem recebida;

Destino

Refere-se àquele que recebe a mensagem do sistema, e pode ser uma pessoa ou um processo;

Ruído

Refere-se a perturbações não desejáveis que possam alterar de modo imprevisível as mensagens transmitidas;

  • Fonte: refere-se ao emissor ou fornecedor da mensagem do sistema e pode ser uma pessoa ou processo;
  • Transmissor: refere-se ao equipamento que transmite a mensagem para o canal, este codifica a mensagem enviada;
  • Canal: refere-se ao equipamento ou espaço presente entre o transmissor e o receptor;
  • Receptor: refere-se ao equipamento que recebe a mensagem do canal, este decodifica a mensagem recebida;
  • Destino: refere-se àquele que recebe a mensagem do sistema, e pode ser uma pessoa ou um processo;
  • Ruído: refere-se a perturbações não desejáveis que possam alterar de modo imprevisível as mensagens transmitidas;

Figura 10 - Processo de Comunicação | Fonte: Adaptado de Chiavenato (2014).

Portanto, Sistema de Informação é um processo no qual se encontra a realização de trocas de mensagens (informações) via algum tipo de sistema (telefone, computadores, tablets, etc.). Os Sistemas de Informação possuem grande importância no contexto administrativo porque auxiliam o gestor da organização nos processos de tomada de decisão.

Outro importante conceito que surge no contexto de Tecnologia e Administração é a Informática. O termo “Informática” refere-se à obtenção da informação de maneira automática. Nesse sentido, conforme aponta Chiavenato (2014, p. 416), “a informática é um dos fundamentos da teoria e dos métodos que fornecem as regras para o tratamento da informação”.

Consequências da Informática na Administração

Foram diversas as consequências da Informática na Administração desde o seu surgimento. Dentre as principais consequências, segundo Chiavenato (2014), estão:

  • Automação: é o resumo pelo qual as etapas de produção são realizadas com ultramecanização e super-racionalização e de forma contínua, com um controle automático, a partir do processo de retroação que é enviado para a máquina em relação ao seu próprio produto;
  • Sistemas de Informação: na administração, os sistemas de informação auxiliam nos processos de tomada de decisão, já que as organizações possuem suas tomadas de decisões baseadas nas informações disponíveis. Nesse contexto, surgiram os denominados Sistemas de Informação Gerencial (SIG), responsáveis pela busca, coleta, armazenamento, classificação e tratamento das informações;
  • Integração do Negócio: a informática encontra-se cada vez mais inserida no ambiente das organizações e passa pelos seus mais diferentes setores. Tal fato faz com que se tenha uma maior integração dos processos internos realizados pela organização e também na relação com seus clientes e fornecedores. Por meio dessa integração, são controlados os fluxos de entrada e saída de processos, produtos e serviços das organizações;
  • E-business: também chamado em muitos tipos de negócios de “e-commerce”, diz respeito aos negócios realizados no âmbito do mundo da internet;

Nesta teoria, surge o conceito de “homo digitalis”, que faz menção ao homem digital que, por sua vez, é aquele inserido nas transações realizadas nos meios predominantemente eletrônicos, como o computador e a internet.

Por fim, tem-se que a tecnologia no meio administrativo trouxe diversas contribuições e alterou drasticamente o modo de se gerenciar as organizações. De acordo com Chiavenato (2014), ela melhorou a vida do gestor, fornecendo de modo integrado, inteligente e em tempo real informações sobre todos os acontecimentos ocorridos no ambiente da organização.

Recomendo o vídeo: O que é ERP? (Enterprise Resource Planning).

Acesse o linkDisponível aqui

Para finalizar esta aula e gabaritar o conteúdo desta disciplina, é importante que você se lembre dos seguintes pontos:

  • Etapas que compõem um sistema.
  • Processo de Comunicação.
  • Consequências da Informática na Administração.

Nesta aula estudamos:

  • Teoria da Informação
  • Consequências da Informática na Administração

Para complementar seus estudo assista a videoaula a seguir:

logo maior da Unimar

Parabéns! Aula Concluída.

Veja as referências utilizadas pelo(a) autor(a). Você pode ainda enriquecer seu aprendizado com os materiais complementares.

Indicação de filmes, livros ou similares que trazem informações complementares.

Acessar

Encontre aqui todas a referências utilizadas pelo autor dessa aula.

Acessar
Indicações

Veja a ideia final sobre os assuntos estudados nessa disciplina.

Saiba Mais

Informações sobre o material, ficha catalográfica e responsáveis pela produção.

Acessar

©Unimar - Todos direitos reservados | Design by B42