| Conceito de psicologia do desenvolvimento |
| Histórico do desenvolvimento da infância desde a idade média até os dias de hoje |
| A importância do estudo da psicologia do desenvolvimento |
| Fatores que influenciam o desenvolvimento humano |
| Aspectos do desenvolvimento humano |
| Determinantes do desenvolvimento psíquico |
| Relações entre desenvolvimento cognitivo e afetivo |
| Contribuições da psicanálise para o estudo do desenvolvimento psíquico |
| Contribuições da genética para o desenvolvimento humano e as influências da hereditariedade e o ambiente para o indivíduo |
| Desenvolvimento pré-natal |
| Período do embrião |
| Período do feto |
| O processo de nascimento |
| Trabalho de parto |
| Complicações no processo de nascimento |
| Psicologia da gravidez |
| A maternidade |
| O recém-nascido: suas capacidades sensoriais |
| Desenvolvimento físico, motor, perceptivo, cognitivo, social e da personalidade da criança de 0 a 2 anos |
| Teoria do apego |
| Desenvolvimento físico, motor, cognitivo, da linguagem, social e da personalidade da criança pré-escolar (2 a 6 anos) |
| Desenvolvimento físico, motor, cognitivo, social e da personalidade da criança pré-escolar (6 a 12 anos) |
| Princípios sobre o desenvolvimento para Winnicott |
| Princípios sobre o desenvolvimento para Melaine Klein |
| Princípios sobre o desenvolvimento para Arminda Aberastury |
| Adolescência: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adolescente |
| A vida adulta: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adulto |
| Meia-idade: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do adulto |
| Terceira idade: desenvolvimento físico, cognitivo, social e da personalidade do idoso |
| A morte e o morrer |
| Princípios sobre o desenvolvimento para Sigmund Freud |
| Princípios sobre o desenvolvimento para Jean Piaget |
| Princípios sobre o desenvolvimento para Lev Semenovitch Vigotsky. |