O curso tem como objetivo formar historiadores plenamente capacitados para atender demandas específicas relativas ao seu campo de conhecimento e professores reflexivos aptos a aplicar metodologias e processos de ensino e aprendizagem assertivos nas unidades de ensino fundamental e médio, garantindo aos educandos a qualidade dos conceitos históricos, da economia e da cultura e sociedade em suas atividades cotidianas.
O trabalho do historiador pressupõe o pleno domínio do conhecimento histórico para que esteja em condições de atuar em museus, em órgãos de preservação de documentos e do patrimônio histórico e cultural e nos diversos níveis de ensino. Lecionar História de forma atraente e despertar o conhecimento e o espírito cidadão preza a busca por metodologias que entreguem qualidade nas informações históricas e influenciem os educandos, tornando-as úteis e de aplicação cotidiana, e formando seres humanos capazes de analisar o passado e recompor seus fatores na construção do futuro próximo.
Matéria | CH |
---|---|
História da Educação | 80 |
Comunicação e Expressão | 80 |
APCC 1 | 50 |
Didática | 80 |
Psicologia da Educação | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 1 | 80 |
Políticas Públicas e Legislação da Educação Brasileira | 80 |
Informática e Tecnologias Educacionais | 80 |
Introdução aos Estudos Históricos | 80 |
APCC 2 | 25 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 80 |
Filosofia da Educação | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 2 | 80 |
Matéria | CH |
---|---|
Metodologia da Pesquisa Científica | 80 |
A Educação e as TICs | 80 |
História do Brasil Colonial | 80 |
APCC 3 | 50 |
Antropologia e Sociologia da Educação | 80 |
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 3 | 80 |
História Antiga | 80 |
Teorias da História | 80 |
APCC 4 | 50 |
História Medieval | 80 |
Direitos Humanos, Ética e Cidadania | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 4 | 80 |
Matéria | CH |
---|---|
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva | 80 |
Língua Brasileira de Sinas - LIBRAS | 80 |
APCC 5 | 50 |
História da América | 80 |
Metodologia do Ensino de História 1 | 80 |
Estágio Supervisionado 1 | 100 |
História do Brasil Imperial | 80 |
História das Religiões e Religiosidades | 80 |
APCC 6 | 50 |
História da África | 80 |
História do Brasil Republicano | 80 |
Estágio Supervisionado 2 | 100 |
Matéria | CH |
---|---|
História Moderna | 80 |
Escola e Currículo | 80 |
APCC 7 | 25 |
Avaliação Educacional | 80 |
Metodologia do Ensino de História 2 | 80 |
Estágio Supervisionado 3 | 100 |
Educação em Espaços Não Escolares | 80 |
História Contemporânea | 80 |
APCC 8 | 50 |
História da Arte | 80 |
Museologia e Patrimônio | 80 |
Estágio Supervisionado 4 | 100 |
Atividades Complementares | 200 |
A coordenação de curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) irão propor palestras e seminários com professores e profissionais de áreas específicas, visando ampliar a visão crítica do aluno, com temas atuais e transversais à formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Neste evento serão oferecidas entrevistas com profissionais da área em que o aluno atuará após a sua formatura, bem como visitas técnicas gravadas, demonstrando a rotina de trabalho da profissão que o aluno exercerá e workshops para aplicação de ferramentas importantes para o curso.