O curso tem como objetivo formar historiadores plenamente capacitados para atender demandas específicas relativas ao seu campo de conhecimento e professores reflexivos aptos a aplicar metodologias e processos de ensino e aprendizagem assertivos nas unidades de ensino fundamental e médio, garantindo aos educandos a qualidade dos conceitos históricos, da economia e da cultura e sociedade em suas atividades cotidianas.
O trabalho do historiador pressupõe o pleno domínio do conhecimento histórico para que esteja em condições de atuar em museus, em órgãos de preservação de documentos e do patrimônio histórico e cultural e nos diversos níveis de ensino. Lecionar História de forma atraente e despertar o conhecimento e o espírito cidadão preza a busca por metodologias que entreguem qualidade nas informações históricas e influenciem os educandos, tornando-as úteis e de aplicação cotidiana, e formando seres humanos capazes de analisar o passado e recompor seus fatores na construção do futuro próximo.
Matéria | CH |
---|---|
Comunicação e Expressão | 60 |
Estágio Supervisionado Observacional I - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
História da Educação | 60 |
Didática | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 1 | 40 |
Psicologia da Educação | 60 |
Estágio Supervisionado Observacional II - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Informática e Tecnologias Educacionais | 60 |
Introdução aos Estudos Históricos | 100 |
Políticas Públicas e Legislação da Educação Brasileira | 60 |
Filosofia da Educação | 60 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 2 | 40 |
Matéria | CH |
---|---|
A Educação e as TICs | 60 |
Estágio Supervisionado Observacional III - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
História do Brasil Colonial | 100 |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60 |
História Antiga | 100 |
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 3 | 50 |
Antropologia e Sociologia da Educação | 60 |
Estágio Supervisionado Observacional IV - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Teorias da História | 100 |
Direitos Humanos, Ética e Cidadania | 60 |
História Medieval | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 4 | 40 |
Matéria | CH |
---|---|
Estágio Supervisionado de Participação e Regência I - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva | 60 |
Metodologia do Ensino de História 1 | 100 |
História da América | 100 |
Língua Brasileira de Sinas - LIBRAS | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 5 | 40 |
Estágio Supervisionado de Participação e Regência II - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
História das Religiões e Religiosidades | 100 |
História do Brasil Imperial | 100 |
APCC 5 | 50 |
Estágio Supervisionado 1 | 100 |
História da África | 100 |
História do Brasil Republicano | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 6 | 40 |
Matéria | CH |
---|---|
Escola e Currículo | 60 |
Estágio Supervisionado de Participação e Regência III - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Metodologia do Ensino de História 2 | 100 |
Avaliação Educacional | 60 |
História Moderna | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 7 | 40 |
Educação em Espaços Não Escolares | 60 |
Estágio Supervisionado de Participação e Regência IV - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
História Contemporânea | 100 |
História da Arte | 100 |
Museologia e Patrimônio | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 8 | 40 |
A coordenação de curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) irão propor palestras e seminários com professores e profissionais de áreas específicas, visando ampliar a visão crítica do aluno, com temas atuais e transversais à formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Neste evento serão oferecidas entrevistas com profissionais da área em que o aluno atuará após a sua formatura, bem como visitas técnicas gravadas, demonstrando a rotina de trabalho da profissão que o aluno exercerá e workshops para aplicação de ferramentas importantes para o curso.