O curso tem como objetivo formar professores reflexivos aptos a trabalhar com metodologias e processos de ensino e aprendizagem assertivos nas unidades de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, assim como na Educação de Jovens e Adultos e na Educação Especial, garantindo a aplicabilidade dos conhecimentos necessários para que os educandos estejam além dos modelos tradicionais de ensino, dentro de um cenário com alunos nativos digitais. Além disso, o pedagogo contemporâneo também é capacitado para atuar em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos, como empresas, museus e ONGs.
A formação de professores é sempre destaque e, atualmente, com a integração digital mais a formação da transversalidade da educação e capacitação para o contexto social multifacetado, a prática da docência volta-se às necessidades de novas metodologias de ensino e exploração de habilidades individuais dos educandos. A busca da qualidade é uma constante, por meio de metodologias que permitam disseminar a aprendizagem de cada aluno, não somente nas instituições escolares, mas também em espaços não escolares.
Matéria | CH |
---|---|
História da Educação | 80 |
Comunicação e Expressão | 80 |
APCC 1 | 50 |
Didática | 80 |
Psicologia da Educação | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 1 | 80 |
Políticas Públicas e Legislação da Educação Brasileira | 80 |
Informática e Tecnologias Educacionais | 80 |
APCC 2 | 50 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 80 |
Filosofia da Educação | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 2 | 80 |
Matéria | CH |
---|---|
Metodologia da Pesquisa Científica | 80 |
A Educação e as TICs | 80 |
APCC 3 | 50 |
Antropologia e Sociologia da Educação | 80 |
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 3 | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 80 |
Jogos e Brincadeiras | 80 |
APCC 4 | 50 |
Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil | 80 |
Direitos Humanos, Ética e Cidadania | 80 |
Projeto Integrador Extensionista 4 | 80 |
Matéria | CH |
---|---|
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva | 80 |
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 80 |
APCC 5 | 50 |
Conteúdos e Metodologia do Ensino de Artes | 80 |
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e do Letramento | 80 |
Estágio Supervisionado 1 | 100 |
Conteúdos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa | 80 |
Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática | 80 |
APCC 6 | 50 |
Conteúdos e Metodologia do Ensino de Ciências | 80 |
Conteúdos e Metodologia do Ensino de História e Geografia | 80 |
Estágio Supervisionado 2 | 100 |
Matéria | CH |
---|---|
Avaliação Educacional | 80 |
Escola e Currículo | 80 |
APCC 7 | 50 |
Educação em Espaços Não-Escolares | 80 |
Educação de Jovens e Adultos | 80 |
Estágio Supervisionado 3 | 100 |
Estatística Aplicada à Educação | 80 |
Empreendedorismo, Inovação e Criatividade | 80 |
APCC 8 | 50 |
Pesquisa e Prática Pedagógica | 80 |
Literatura Infantil | 80 |
Estágio Supervisionado 4 | 100 |
Atividades Complementares | 200 |
A coordenação de curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) irão propor palestras e seminários com professores e profissionais de áreas específicas, visando ampliar a visão crítica do aluno, com temas atuais e transversais à formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Neste evento serão oferecidas entrevistas com profissionais da área em que o aluno atuará após a sua formatura, bem como visitas técnicas gravadas, demonstrando a rotina de trabalho da profissão que o aluno exercerá e workshops para aplicação de ferramentas importantes para o curso.