O curso tem como objetivo formar professores capazes de propor metodologias de ensino que atraiam os alunos para as formações que compõem as evoluções da linguagem, a história dos idiomas e seus usos, linguagens e literaturas, análise literária, produção de textos, semântica e fonética.
Em tempos de alta produção textual por parte das pessoas, a formação pedagógica de licenciatura em Letras tem importante papel social. Além de lecionar, o licenciado em Letras pode atuar com revisão, edição, redação e tradução de textos. Enquanto professor, o desafio é garantir a assertividade da aplicação do uso da linguagem nas unidades de ensino fundamental e médio, auxiliando alunos na formação da produção oral e escrita e da análise dos materiais textuais e linguísticos que eles consomem.
Matéria | CH |
---|---|
História da Educação | 60 |
Comunicação e Expressão | 60 |
Estágio Supervisionado Observacional 1 - Língua Portuguesa - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Didática | 60 |
Psicologia da Educação | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 1 | 50 |
Políticas Públicas e Legislação da Educação Brasileira | 60 |
Informática e Tecnologias Educacionais | 60 |
Língua Inglesa I | 100 |
Estágio Supervisionado Observacional 2 - Língua Inglesa - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 60 |
Filosofia da Educação | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 2 | 40 |
Matéria | CH |
---|---|
Metodologia da Pesquisa Científica | 60 |
A Educação e as TICs | 60 |
Linguística I | 100 |
Estágio Supervisionado Observacional 3 - Língua Portuguesa - Ensino Médio | 50 |
Teoria da Literatura | 100 |
História e Cultura Afro-brasileira e Indígena | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 3 | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 60 |
Língua Inglesa 2 | 100 |
Antropologia e Sociologia da Educação | 60 |
Estágio Supervisionado Observacional 4 - Língua Inglesa - Ensino Médio | 50 |
Língua Portuguesa I | 100 |
Direitos Humanos, Ética e Cidadania | 60 |
Projeto Integrador Extensionista 4 | 40 |
Matéria | CH |
---|---|
Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva | 60 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 1 | 100 |
Estágio Supervisionado de Participação e Regência 1 - Língua Portuguesa - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Língua Brasileira de Sinas - LIBRAS | 60 |
Língua Portuguesa 2 | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 5 - Letras | 40 |
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa 1 | 100 |
Linguística 2 | 100 |
Estágio Supervisionado de Participação e Regência 2 - Língua Inglesa - Anos Finais do Ensino Fundamental | 50 |
Língua Inglesa 3 | 100 |
Literaturas em Língua Inglesa 1 | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 6 - Letras | 40 |
Matéria | CH |
---|---|
Língua Portuguesa 3 | 100 |
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 2 | 100 |
Estágio Supervisionado de Participção e Regência 3- Língua Portuguesa - Ensino Médio | 50 |
Literatura Brasileira | 100 |
Língua Inglesa 4 | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 7 - Letras | 40 |
Literaturas em Língua Inglesa 2 | 100 |
Metodologia do Ensino da Língua Inglesa 2 | 100 |
Estágio Supervisionado de Participação e Regência 4 - Língua Inglesa - Ensino Médio | 50 |
Avaliação Educacional | 60 |
Literatura Portuguesa | 100 |
Projeto Integrador Extensionista 8 - Letras | 40 |
A coordenação de curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) irão propor palestras e seminários com professores e profissionais de áreas específicas, visando ampliar a visão crítica do aluno, com temas atuais e transversais à formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Neste evento serão oferecidas entrevistas com profissionais da área em que o aluno atuará após a sua formatura, bem como visitas técnicas gravadas, demonstrando a rotina de trabalho da profissão que o aluno exercerá e workshops para aplicação de ferramentas importantes para o curso.