Professora Especialista

Juliana Spadoto

Coesão e
Coerência
“Sou todo incoerências. Vivo desolado, abatido, parado de energia, e admiro a vida, entanto como nunca ninguém a admirou!” - Mário de Sá-Carneiro, poeta e contista português

Coesão e coerência são elementos fundamentais para a construção de um bom texto. Para que um discurso tenha êxito, seja oral ou escrito, ele deve construir um significado, ou seja, precisa ter coerência. Para tanto, deve-se usar elementos que estabeleçam ligação entre as partes, isto é, que confiram coesão ao discurso. 

Chamamos de coesão os elementos conectivos que criam as relações de sentido dentro do texto. O uso inadequado desses elementos pode causar a falta de coerência. Podemos dizer então que o elemento conectivo tem o poder de determinar a coerência textual. Vejamos o exemplo de duas informações transmitidas separadamente:

  1. Ontem fez sol.
  2. Fui à praia.

Apesar de haver sentido entre as orações, não há nenhum elemento conectivo para estabelecer uma ligação entre elas. O ponto final faz uma separação entre as duas orações. Vamos acrescentar um elemento coesivo para que o texto fique articulado. Temos duas opções:

  1. portanto
  2. entretanto

Qual é o conectivo correto?

Se a sua escolha foi a alternativa a), você acertou, pois o conectivo “portanto” indica uma conclusão. “Entretanto” é uma adversativa e quer dizer “mas, porém, todavia”.

  1. Ontem fez sol, portanto fui à praia - há coerência.
  2. Ontem fez sol, entretanto, fui à praia - não há coerência.

E se eu quisesse usar o conectivo “entretanto”, faria sentido? Não. Para isso, eu teria que alterar a oração, assim:      

      Ontem choveu, entretanto, fui à praia - há coerência.                      

Podemos então resumir que coesão tem a ver com a estrutura da oração e coerência tem a ver com o sentido dela - e, claro, uma está ligada à outra.

Os elementos conectivos

TEXTO 1: Sem conectivos TEXTO 2: Com conectivos
Fui à escola. Comprei um sanduíche na cantina. Saí da escola. Fui assaltado na
esquina. Voltei para casa sem dinheiro.
Fui à escola e comprei um sanduíche na cantina, mas fui assaltado na esquina
quando sai da escola e voltei para casa sem dinheiro.

Os conectivos são responsáveis por estabelecer relações de sentido entre segmentos de um texto (palavras, frases, parágrafos, etc.). Os principais conectivos são as conjunções e as locuções conjuntivas. Antunes (apud Silva, 2017), apresenta duas funções fundamentais para o estudo da coesão e dos conectivos: a) entender que os conectivos são elementos de ligação de partes do texto e b) esses elementos indicam uma relação de sentido e de orientação argumentativa.

            Vamos estudar essas relações de sentido:

Relações lógico-discursivas (coesão)

Relação de causalidade

É aquela que expressa uma causa para o fato apresentado. As conjunções aqui utilizadas são: porque, pois, por isso, já que, visto que, uma vez que, etc.

NÃO VOU AO CINEMA PORQUE ESTOU SEM DINHEIRO.

CAUSA: ESTOU SEM DINHEIRO

CONSEQUÊNCIA (FATO APRESENTADO): NÃO VOU AO CINEMA.

Relação de condicionalidade

A relação se condicionalidade se dá quando um segmento expressa uma condição para que outra coisa aconteça. São orações com conjunções condicionais: se, caso, contanto que, a menos que, salvo se, desde que, etc.

SE EU TIVESSE DINHEIRO, IRIA AO CINEMA.

CONDIÇÃO ANTECEDENTE: SE EU TIVESSE DINHEIRO
CONSEQUÊNCIA HIPOTÉTICA: EU IRIA AO CINEMA

Relação de temporalidade

Expressa uma relação de tempo por meio de conectivos tais como quando, assim que, logo que, enquanto, cada vez que, etc.

QUANDO EU TIVER DINHEIRO, EU IREI AO CINEMA.

CONDIÇÃO: TER DINHEIRO
CONSEQUÊNCIA: IR AO CINEMA

Relação de finalidade

A finalidade se estabelece quando há uma relação intenção x objetivo, finalidade, propósito. Os conectivos usados são os do grupo do “para”: para, para que, a fim de, a fim de que, etc.

QUERO TER DINHEIRO PARA IR AO CINEMA

OBJETIVO: TER DINHEIRO
FINALIDADE: IR AO CINEMA

Relação de oposição ou de adversidade

É quando um conteúdo expresso em um segmento se opõe ao conteúdo do outro segmento. A relação de oposição está em frase que contenham conjunções adversativas e concessivas, tais como mas, porém, no entanto, embora, apesar de, etc.

QUERO IR AO CINEMA, PORÉM, NÃO TENHO DINHEIRO.

CONTEÚDO 1: DESEJO DE IR AO CINEMA
CONTEÚDO DE OPOSIÇÃO: NÃO TER DINHEIRO

Relação de adição

Na relação de adição, ocorre a inclusão de mais um elemento - um item ou argumento. Contém conjunções aditivas, do grupo do “e”, que inclui o também, ainda, além de, além disso, nem, etc.

EU TENHO DINHEIRO E VOU AO CINEMA! 

ELEMENTO 1: TENHO DINHEIRO
ELEMENTO 2: E TAMBÉM VOU AO CINEMA

Relação de conclusão

Como o nome deixa claro, essa relação de coesão tem a ver com a conclusão de um algo a partir das proposições presentes em um segmento anterior do texto. É o grupo do “portanto”: logo, sendo assim, dessa forma, então, etc.

EU TENHO DINHEIRO, PORTANTO, VOU AO CINEMA.

PROPOSIÇÃO: TENHO DINHEIRO
CONCLUSÃO: VOU AONDE EU QUISER

O estudo dos conectivos é cobrado em praticamente todos os concursos públicos. Nos editais, a matéria a ser estudada aparece com o nome de “Relações Lógico-Discursivas”, e também é o que deve ser estudo quando exigem o tópico “Coesão e Coerência”. Conectivos podem aparecer tanto em questões de gramática quanto serem cobrados na escrita das questões dissertativas - as temidas redações. Quer um exemplo? Nunca se deve começar o último parágrafo da redação com uma conjunção adversativa, por exemplo. Esse parágrafo é chamado de “Conclusão”, logo, deve ser iniciado com uma conjunção conclusiva. Do contrário, a argumentação perde a coerência por não ter um elemento de coesão correto e o candidato perde pontos na prova.

Veja abaixo uma tabela com os principais conectivos e suas respectivas relações. A maioria já foi explicada neste presente tópico; o restante, deixo com vocês, estimados!

Tipo de relação Alguns conectivos
Casualidade porque, uma vez que, visto que, já que, desde que, como
Condicionalidade se, caso, desde que, contanto que , a menos que, sem que, salvo que, exceto que
Temporalidade quando, enquanto, apenas, mal, antes que, depois que , logo que, assim que, sempre que, até que, desde que, todas as vezes que, cada vez que
Alternância ou
Conformidade de acordo, conforme, consoante, segundo, como
Complementação que, se , como
Delimitação ou restrição pronomes relativos
Adição e, ainda, também, não só... mas também, além de, nem
Oposição mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, embora, se bem que, apesar de
Justificativa ou explicação isto é, quer dizer, ou seja, pois
Conclusão logo, portanto, pois, por conseguinte, então, assim como
Comparação como, mais... do que, menos... do que, tanto... quanto

Fonte: Silva, 2017

O link nos leva ao texto “Coerência textual: um estudo com jovens e adultos”, um artigo que examinou se o estabelecimento da coerência textual está relacionado à aquisição da leitura e da escrita com jovens e adultos, em processo de alfabetização, em uma situação de produção de texto.

Acesse:Disponível aqui

Nesta aula estudamos:

  • Os elementos conectivos

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